Área do Associado

Botão para acessar Boa Vista SCPC

AS MULHERES E SUAS CONQUISTAS! - MAR/22

Mulheres e as suas Conquistas!  E que conquistas....

                A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.

               Existem versões diferentes sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, mas é certo que todas convergem com o objetivo comum no seu surgimento: Alertar sobre o estado insalubre de trabalho que as mulheres estavam sujeitas.

               O Dia da Mulher – Woman Day’s – já era comemorado nos EUA desde 1908.  E também o 8 de março na Rússia (23/02/1917 no calendário juliano) marca o início do processo revolucionário impulsionado pelas mulheres na Rússia. O movimento e Revolução das Trabalhadoras na Rússia consolidou a data como simbólica para a vida das mulheres já em 1919.  Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como momento de reflexão e de luta e foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. (1975)

 

              Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e em pouco tempo, vem dominando todas as áreas, menos ainda em igualdade salarial, mas a competência e comprometimento não deixam dúvida da capacidade.  Por isto Celebrar a luta pela igualdade de direitos é um assunto cada vez mais atual.

              A mulher já tem no DNA a luta e empreendedorismo e dinamismo. É da sua essência. Mesmo que muitas não tenham desenvolvido ou descoberto o trabalho dentro do mercado profissional, por certo é uma empreendedora de natureza. Já nascemos assim. A mãe que cuida do lar é a maior empreendedora: Em administrar o lar, os filhos, a dinâmica da vida com doçura, sorriso no rosto e batom nos lábios, claro.  O que chamam de movimento feminista nada mais é do que uma forma de empreender o desejo das mulheres de ser mais valorizadas.

             Salvas as diferenças políticas e ideológicas, a presença de mulheres na liderança de partidos e nações é uma das árduas conquistas femininas ao longo da História. Mas, considerando o pouco tempo em que nos foi dado o direito de ser cidadã com voz ativa (1791) e mais recente ainda o direito a voto, no Brasil só conquistado em 1932, estamos no caminho certo e temos muita, muita competência para chegar onde quisermos simplesmente tomando a controle do que queremos.

            Observando os debates atuais e os direitos que hoje já nos são inerentes enquanto pessoa e mulher devemos nesta data também homenagear as muitas mulheres pelo mundo que perderam a vida na luta pelos direitos e igualdade que desfrutamos hoje.

           Já que algumas coisas são tão comuns no nosso dia a dia que não damos a atenção ou até mesmo o devido valor. Ex.: Tomar pílula anticoncepcional, votar e se divorciar, por exemplo, são direitos femininos atualmente – mas nem sempre foi assim. Foi necessário muita luta e a ação de mulheres incríveis para que alguma mudança surgisse.

           Cabe destacar alguns pontos da nossa história para entender a evolução dos direitos da mulher, de nossas conquistas:

  1. 1862: as mulheres suecas votam pela primeira vez

  2. Lançamento da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (1791)

  3. Conquista do voto feminino no Brasil (1932) - Apenas em 1932 as mulheres ganharam o direito de votar No Brasil. Isso não é tudo: na época, apenas mulheres autorizadas pelos maridos, viúvas ou solteiras podiam ir às urnas.

  1. 1945: a Carta das Nações Unidas reconhece, em documento internacional, a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

  2. Criação da pílula anticoncepcional (1961)

  3. Sancionado o Estatuto da Mulher Casada (1962) -  resguardando que mulheres casadas não precisavam mais da autorização do marido para trabalhar fora de casa, além do direito de requerer a guarda dos filhos na separação

  4. Primeira mulher presidente do mundo (1974) - Isabelita Perón

  5. Sancionada a Lei do Divórcio (1977)

  6. Promulgada a Constituição Federal de 1988 – “Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações", estabelece o artigo 5º da Constituição Federal - representou grandes progressos na igualdade de direitos e abriu caminho para legislações voltadas aos crimes contra a mulher.

  7. Criada a Lei Maria da Penha (2006) Lei 11.340/06), que aumentou o rigor nas punições em crimes contra a mulher.

  8. Aprovada a Lei do Feminicídio (2015)

           No geral, a história das mulheres esteve marcada pela submissão, bem como pela violência.  A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofremos com preconceito, desvalorização e o desrespeito. Mas, não resta dúvida da grande conquista a cidadania em espaços com predominância masculina.

           Celebrar o dia internacional da mulher é uma oportunidade de demonstrar reconhecimento à força de trabalho feminina. Porém, esse tipo de comemoração só faz sentido quando a mulher realmente é valorizada!

           A luta por igualdade de direitos é longa e, a cada dia, um novo capítulo é escrito e por certo que, depende mais e mais de cada uma de nós. Estas mulheres de séculos, décadas atrás enfrentaram os desafios. Cabendo as mulheres do hoje a perseverança e coragem de seguir. Sem medo …Conquistando.

 

Regina Celia de Souza Veloso

Mulher - Advogada