História

Da esquerda para direita, de cima para baixo: chegada inédita do papai noel de  helicóptero dando abertura a campanha de natal da ACIAS na década de 80; comemoração do aniversário de 3 anos da ACIAS em novembro de 1967; descerramento da fita para marcar a reinauguração do salão após as reformas em abril de 2002; chegada do papai noel na campanha de natal da ACIAS no ano de 2003.

Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto - ACIAS - teve sua primeira reunião para fundação da entidade em 2 de outubro de 1964, em uma Assembléia Geral comandada por Domingos Antonio Lammoglia que seria eleito seu primeiro presidente. Em uma segunda Assembléia, marcada para 4 de novembro do mesmo ano, foram apresentados os Estatutos Sociais da entidade, ocasião em que foi dada posse a primeira diretoria, estabelecendo-se a data de 4 de Novembro de 1964 a data de sua fundação.

Nas primeiras reuniões que aconteceram entre 1964 até dezembro de 1967, os encontros aconteciam na sede social da Sociedade Saltense de Socorro Mútuo Internacional. No período entre janeiro de 1968 a janeiro de 1970 as reuniões passaram a ser realizadas na sede do Consórcio Nacional e posteriormente, por mais seis meses, utilizou um prédio localizado a Rua 23 de Maio. Após algumas mudanças, sua última sede provisória foi um prédio na Rua 9 de Julho onde permaneceu até o início de 1971, quando em 18 de janeiro de 1971 aconteceu a primeira reunião dos associados na sede própria, atual prédio, comprado com auxílio financeiro dos empresários saltenses, que passaria por várias reformas até chegar nas atuais e modernas instalações de hoje em dia.

Hoje, a ACIAS tem como objetivo maior a busca de iniciativas que fortaleçam nosso comércio, obedecendo ao princípio da ética e das boas práticas comerciais, seja através das tradicionais campanhas ou no aprimoramento cultural e profissional de nosso médio e pequeno empreendedor, através de ações focadas no preparo dos mesmos com o fornecimento ostensivo de ferramentas gerenciais indispensáveis para o desenvolvimento comercial e pessoal. Isso, certamente representa um avanço qualitativo no setor comercial, com aumento de desempenho e de resultados, gerando uma nova página na história da ACIAS.

1964 – Fundação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto;

1968 – Inicio da parceria com o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito);

1971 – A ACIAS passa a funcionar em sua sede própria, na Rua Nove de Julho, 403 (sede atual);

1978 – A ACIAS começa a realizar as campanhas promocionais com o intuito de atrair a atenção dos consumidores para o comércio local;

1995 – O SCPC passou a ser digital, extinguindo o modo de consultas por fichas;

2000 – Reforma da sede e construção do piso superior (auditório);

2006 – Em parceria com a Assisa e com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, a ACIAS implanta o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE/SEBRAE);

2007 – A ACIAS realiza a primeira Feira da Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo de Salto, a FICAT, evento de grande repercussão na região;

2008 – Inicio das atividades do SRC (Serviço de Recuperação de Crédito);

2013 – A ACIAS implanta o Cartão ACIASCard;

2014 – Implantação do Cartão ACCrédito Educação, benefício que contempla todos os alunos da rede municipal de ensino;

2015 – Implantação do Cartão ACCrédito Alimentação/Servidor, benefício que possibilita os servidores públicos e os colaboradores das empresas associadas a efetuar suas compras de produtos alimentícios em nossa rede credenciada;

2016 - Projeto Empreender - Tal projeto une empresas do mesmo ramo de atividade, para promover capacitações e desenvolvimento conjunto.

2016 - Selo Social - A ACIAS foi certificada pelo Instituto Abaçai, pelo projeto "Adote um idoso", que vem arrecadando mensalmente cerca de 1200 litros de leite para o Lar Frederico Ozanam.

2017 - Atuante apoiando a PL 874, indo até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

2018 - Adequações de infraestrutura, atendendo as regras de acessibilidade previstas na ABNT.

2019 - Realização da 1º edição do projeto “Todos pelo Tietê”.r

2019 - Lançamento do Aplicativo ACIA Salto.

2020 - Reforma do Auditório ACIAS.

2021 - Projeto Shopping Virtual ACIAS Salto.