Área do Associado

Botão para acessar Boa Vista SCPC

Dia 1.º de maio - Dia do Trabalhador - Dia 02 de maio – Dia Nacional da Ética - MAI/22

Dia 1.º de maio - Dia do Trabalhador - Dia 02 de maio – Dia Nacional da Ética

 

                 O Dia do Trabalho ou Dia do trabalhador, serve para celebrar o momento histórico, e serve para comemorar o dia de todas as profissões. Tanto as atividades de trabalho, quanto as relações trabalhistas vem sofrendo constantes alterações, especialmente face as novas tecnologias, mas não se pode perder de vista o Papel Humano e sempre buscar formas de valorizar o trabalhador.

              Assim, importante relembrar a origem desta data, as lutas que envolveram cada conquista e reconhecimento que hoje usufruímos, e claro, manter o foco nas melhorias ainda possíveis.

              O 01 de maio marca uma onda de manifestação nos Estados Unidos. Em 1886, os norte-americanos foram às ruas das maiores cidades do país para reivindicar a redução da carga horária máxima de trabalho por dia. A passeata foi um marco importante para a greve geral realizada no dia 1 de maio de 1886.

            O ato foi bem-sucedido, ajudando no bem-estar dos trabalhadores. Após as manifestações, houve a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Essa carga é seguida, atualmente, pela maioria dos países e órgãos de regulamentação das profissões.

             A luta norte-americana foi reconhecida em 1890 pela Europa, que fixou o primeiro dia do mês de maio como o “Dia do Trabalhador” — ou dia do trabalho. A data foi marcada por cerimônias e comemorações que, aos poucos, foram difundidas por todo o mundo. Sendo a data celebrada em países de todos os continentes desde 1925. Curiosamente, nos Estados Unidos, a data é comemorada em outra ocasião: na primeira segunda-feira do mês de setembro.

             No período histórico da década de 1890 quando a indústria brasileira vivenciava um processo acentuado de desenvolvimento começou uma valorização do 1º de maio, no entanto, apenas em 1924 a data foi reservada como “Dia do trabalhador” no Brasil.

            A valorização da data cresceu principalmente na época do Estado Novo de Vargas, que organizou em seu governo uma série de leis — destaque para o Decreto-lei nº 5.452 — trabalhistas, aproveitando o dia primeiro para promover eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhos. Foi no governo varguista que foram estabelecidas as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo fixadas os direitos básicos como salário-mínimo e duração da jornada de trabalho.

             As empresas estão cada vez mais conscientizando de que o capital humano é o principal valor e fonte de crescimento e expansão e neste mesmo sentido está a importância de comemorar esta data, como símbolo das conquistas obtidas e refletir sobre o papel do trabalhador, das leis, contratos ao momento atual e da postura de cada um como indivíduo e profissional.

 Neste sentido, cabe destacar que logo na sequência a comemoração do dia do trabalhador, já no dia 02 de maio comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Ética – talvez nos dias atuais fosse importante fundir as datas, para reforçar em cada um de nós a importância de sermos éticos - no trabalho, na escola, na sociedade.  É importante sermos ético e basearmos as nossas atitudes em valores como honestidade, coerência, veracidade, fraternidade, para assim, fazermos algo por uma sociedade com indivíduos melhores e profissionais melhores. Assim, seremos trabalhadores e empregadores melhores.

 

Regina Celia De Souza Veloso

Advogada