Consultas Boa Vista SCPC

Botão para acessar Boa Vista SCPC
21/01/2022

Planejamento de vendas para 2022: o que considerar.

Planejamento de vendas para 2022: o que considerar.

 

O momento de planejar o ano que se inicia é extremamente importante para os negócios e, ao mesmo tempo, bastante desafiador para os gestores. Como aprendemos – forçosamente – nos últimos anos, o contexto externo merece atenção especial na hora de desenhar a estratégia comercial e as ações do próximo período.

 

Por essa razão, neste artigo, vamos trazer pontos fundamentais do cenário que devem ser avaliados antes da tomada de decisão sobre o futuro da empresa, além de previsões, tendências e dicas nas quais é preciso ficar de olho para acertar no planejamento de vendas 2022. Confira antes de começar o da sua empresa!

 

- Vacinação avança

 

Até o dia 3 de novembro, mais de 280 milhões de doses de vacinas contra Covid foram aplicadas no país, somando-se um total de mais de 116 milhões de brasileiros que já completaram o esquema vacinal. Isso representa 54,79% da população totalmente imunizada, o que, de fato, já está refletindo nos índices de contaminação, que vêm baixando nos últimos tempos.

 

Diante dessa melhora expressiva no cenário pandêmico, estamos assistindo à situação se “normalizar” na maior parte das cidades, inclusive a volta de eventos presenciais que ficaram suspensos por muito tempo. Ou seja, voltamos a ter essa possibilidade para prospecção em nossos planejamentos!

 

- Modelo híbrido

 

Por mais que muitas pessoas voltem a trabalhar no escritório e muitos eventos e negociações voltem a ser presenciais, provavelmente uma das principais tendências esboçadas por especialistas para os próximos tempos é a relacionada ao “modelo híbrido” de trabalho.

 

- Instabilidade econômica e política

 

Se por um lado a vacinação está avançando e a pandemia começa a dar uma trégua, por outro, não podemos esquecer que ainda vivemos um momento desafiador em termos econômicos no país. Logo, para o planejamento de vendas de 2022, é necessário fazer esse contraponto ao otimismo e considerar que temos um rescaldo de crise para superar por aqui.

 

Isso significa que é fundamental trabalhar com muita cautela em relação ao orçamento ao planejar as estratégias para o ano!