Área do Associado

Botão para acessar Boa Vista SCPC
01/06/2019

Conferência de Despoluição do Rio Tietê

Em Salto, ato de protesto contra poluição do Rio Tietê reúne centenas de pessoas
 
Ao final do evento, diversas providências foram tomadas, como a formação de um Grupo de Trabalho voltado à despoluição desse rio
 
Diversas atividades foram realizadas no último sábado, 01 de Junho, na cidade de Salto, interior de São Paulo, em um evento que teve o objetivo principal de debater, conscientizar e, acima de tudo, cobrar das autoridades competentes medidas urgentes e reais quanto à despoluição do Rio Tietê.
A iniciativa foi idealizada e promovida por um grupo da cidade, denominado “Fraternidade Solidária”, totalmente apartidário e formado por integrantes da Associação Comercial de Salto (ACIAS), Associação das Indústrias de Salto (ASSISA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Salto e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS), cujo intuito é unir esforços para contribuir, mais efetivamente, com projetos, ideias e propostas de soluções em diferentes áreas do município.
O evento ocorreu durante todo o dia, com uma ampla programação e ações paralelas promovidas em diferentes espaços, dentre elas apresentações musicais, brinquedos, sorteios, caminhadas e a 1ª Conferência de Despoluição do Rio Tietê, que reuniu diversas autoridades, associações e profissionais de renomes, engajados na causa. Dentre eles, estavam, por exemplo, a advogada, ex-conselheira do CONSEMA, CONDA e CADES, com atuação reconhecida nas comissões da OAB relacionadas a Meio Ambiente, Dra. Thais Maria Leonel do Carmo; o diretor de avaliação impacto-ambiental da CETESB, Domenico Tremaroli; a desembargadora federal e embaixadora do Instituto Trata Brasil, Consuelo Yatsuda Moromizato; o presidente, coordenador e consultor de projetos sócio-ambientais da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado, Nelson Reis Claudino Pedroso; e o advogado, jornalista e consultor ambiental, Dr. Antonio Fernando Pinheiro Pedro. 
Ao final da Conferência, diversas providências foram tomadas, como por exemplo, a formação de um Grupo de Trabalho (GT), encabeçado pela CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) e voltado às discussões para a despoluição do Tietê.  
Como término geral do evento, centenas de pessoas deram as mãos e circularam trechos do Tietê, como um ato simbólico de abraço a esse importante rio!
 
Salto e o Tietê: a cidade de Salto é conhecido nacionalmente por ser uma das principais vítimas da poluição do Rio Tietê, recebendo periodicamente toneladas de lixos vindos de outros municípios e principalmente da capital do estado. Em épocas de chuvas fortes, por exemplo, Salto é manchete nos jornais, com matérias que destacam o transbordamento do citado rio, com toda espuma e lixo tóxico que nele se encontram.