Consultas Boa Vista SCPC

Botão para acessar Boa Vista SCPC

Perspectivas para 2022: Prepare sua empresa para os desafios do ano que esta por vir! jan/22

Perspectivas para 2022: Prepare sua empresa para os desafios do ano que esta por vir!

                 Ano novo é hora de renovação de planos e esperanças! Este é o momento de avaliar as estratégias do ano que passou e traçar novas metas para o ano que se inicia. É preciso planejar estrategicamente altos e baixos que envolvem o mercado do seu negócio e colocar o plano em prática!

               Vivemos ainda a ressaca do custo Covid 19: inflação galopante, crescimento baixo e desemprego alto. E este cenário se repete mundo afora, inclusive nas economias mais ricas do mundo. Trata-se de uma situação bastante séria, o que torna difícil conjecturar as consequências sobre o setor privado a longo prazo.  Temos que 2022 será um ano complicado para as empresas e elas precisam se preparar porque com a retomada o mundo está com sede de consumo.

                   É certo que o impacto da pandemia na produção de riqueza do mundial foi desastroso e no Brasil não foi diferente e a retomada tem sido lenta por diversos fatores, inclusive escassez de matéria prima.  À medida que a vacinação contra a Covid-19 avança, deixando o Brasil na ponta dos Países com maior índice de imunizados, também retoma a esperança e volta da normalidade se firmando em meio aos negócios.

               No entanto, todas as questões envolvidas na pandemia devem ser levadas com extrema cautela. Já que estamos longe do fim deste triste episodio da história mundial. Assistimos reiterados episódios de propagação de variantes como a Delta e Ômicron, e possibilidade de surgimento de outras variantes. Assim, a pandemia é um ponto de atenção e com certeza continuará a sê-lo ao longo de 2022.

             Dessa forma, infelizmente, a pandemia pode ser um fator de preocupação para o mercado, como vimos nas notícias da Europa, por exemplo, que não são nem um pouco animadoras sobre o retorno à normalidade.

              Pode-se dizer que legado   da Pandemia que beneficiou o mercado é a desburocratização e digitalização de processos, já que em 2020 e 2021 presenciamos uma tendência e diversas ações do Governo Federal na tentativa de desburocratizar e digitalizar processos relacionados de forma direta e indireta a máquina pública, o que deve prosseguir em 2022. Acompanhado da redução de impostos que tende a permanecer como uma boa oportunidade ao longo do ano.  Uma série de medidas privadas, governamentais, e operacionais estão sendo tomadas para que o comercio se torne ainda mais prático, eficiente e acessível e já vemos o resultado pelo crescente número de compras através do E-comerce.  

               Este novo ano continuará cheio de desafios em virtude da pandemia, da alta do dólar, do abastecimento e da inflação.  Uma das consequências dessa crise é que ela gerou uma crise de abastecimento global, com a falta de diversos produtos e com o aumento nos preços, o que deve ser uma tendência para os próximos meses, mas que deve ir para a normalidade na segunda metade de 2022.

     Além disso, os problemas podem receber a influência da eleição presidencial no Brasil, que deve trazer instabilidade para o mercado, com a grande volatilidade do dólar e as preocupações com a política econômica do Brasil para os próximos quatro anos, no mínimo. Preocupação justificável, já que presenciamos a dificuldade enfrentada pelo atual governo de aprovação de reformas tributarias e desoneração da máquina publica frente ao entrave imposto pelo legislativo e próprio Judiciário na figura do STF. E por certo encerrará o ano 2022 e o mandato sem conseguir realizar as mudanças necessárias para a economia.

                Entretanto, como visto, pode ser um ano também de oportunidades para aqueles que se preparam e antecipam decisões de acordo com análises precisas.

                Ou seja, esta é a hora de começar um novo ano da melhor forma. Hora de reunir a equipe elencar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças para o negócio.  Com essa análise, é possível ter uma visão mais macro sobre o que a empresa realmente é, saber onde ela está, onde se quer chegar, quais objetivos quer alcançar e, como alcança-los. Para isto não deixe de organizar a empresa, com gestão de caixa disciplinada, redução de custos e controle de estoque, buscando uma visão de curto prazo – evitando investimentos cujo retorno financeiro é incerto ou tardio.

              Importante destacar, para os que se enquadrem, que em 2022 estará em vigor as regras do e-Social. E o atendimento dependerá de uma revisão dos processos internos relativos a administração dos prestadores de serviços, com e sem vínculo empregatício, e em grande parte, da capacidade dos empregadores se estruturarem em relação aos seus processos internos, o que abrange todas áreas da empresa. Certifiquem-se de que estejam adaptados a todos os processos exigidos pelo e-Social, com o envolvimento, além do RH de áreas como jurídico, fiscal e gerencia.

               Para que o ano seja de sucesso, primeiro de tudo, é necessário colocar em perspectiva o porquê da sua empresa precisar de um planejamento estratégico para o ano. Mantenha-se atento a todas as variáveis que podem impactar o mercado, sendo assim, é essencial que se busque informações sobre os possíveis temas que podem influenciar o seu negócio, tanto de forma favorável quanto desfavorável ao mercado.

              É essencial, que se busque manter a empresa em dia com as diretrizes da Lei e, assim não terá problemas legais, somando a informação e reduções de custos é o que garantirá que sua empresa conquiste um diferencial competitivo e se destaque frente aos concorrentes ao longo de 2022.  

Boa sorte a todos e um 2022 de muito sucesso.

 

Regina Celia De Souza Veloso

 

- Janeiro de 2022