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Capacitação

ACIAS, como entidade que visa o fomento do comércio saltense, entende que, toda forma de capacitação se torna construtiva como ferramenta de fomento. Baseado nisso, desde o ano de 2006, contamos com o SEBRAE, a ASSISA e a Prefeitura de Salto como parceiros na capacitação de empreendedores. Para colocar em prática essa capacitação, surge o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) que tem sua base localizada na Associação Comercial de Salto, desde então.

Visando o desenvolvimento e a competitividade dos micro e pequenos empreendedores, o SEBRAE - SP, por intermédio do PAE de Salto, anualmente oferece palestras e cursos de capacitação em gestão de negócios, integração dos empreendedores em feiras com o intuito de estreitar o relacionamento entre fornecedores de seu segmento e a possibilidade de desenvolvimento de seu empreendimento. Além disso, o PAE conta com dois agentes de atendimento dispostos na sede da 
ACIAS, orientando e informando os empreendedores com relação a gestão empresarial.

FALE COM NOSSOS AGENTES DE ATENDIMENTO

Darlei C. M. Barbieri
Fone: (11) 4602-6764
E-mail: darlei.sebraeaquisalto@aciasalto.com.br

Taynara Pereira Miranda
Fone: (11) 4602-6765
E-mail: taynara.sebraeaquisalto@aciasalto.com.br

WhatsApp Sebrae Aqui (11)98701-0741


Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 08h as 17h e aos sábados, das 08h as 12h

 

SEBRAE

 

Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Salto está instalado na sede da Associação Comercial de Salto desde o ano de 2006.

Seus principais objetivos são o de orientar empreendedores, fornecendo gratuitamente ferramentas de auxílio à gestão e técnicas administrativas.

Conheça mais:

HISTORIA DO SEBRAE

A ideia de apoiar as micro e pequenas empresas surgiu há mais de quatro décadas.

Apesar de todas as mudanças de nome e de organização que fizeram parte da história da instituição, o sistema Sebrae manteve-se firme ao propósito de auxiliar micro e pequenas empresas de todo o país e fomentar seu desenvolvimento.

O Sebrae existe como instituição desde 1972, mas sua história começa quase uma década antes. Em 1964, o então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criou o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme) e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Funtec), atual Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Fipeme e o Funtec formavam o Departamento de Operações Especiais do BNDE, no qual foi montado um sistema de apoio gerencial às micro e pequenas empresas. Em uma pesquisa, foi identificado que a má gestão dos negócios estava diretamente relacionada com os altos índices de inadimplência nos contratos de financiamento celebrados com o banco.

Em 1967, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) instituiu, nos estados da região, os núcleos de assistência industrial (NAI) com o objetivo de prestar consultoria gerencial às empresas de pequeno porte. Os NAI foram embriões do trabalho que futuramente seria realizado pelo Sebrae.

SEBRAE COM "C"

Em 17 de julho de 1972, por iniciativa do BNDE e do Ministério do Planejamento, foi criado o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa (Cebrae). O Conselho Deliberativo do Cebrae com “C” contava com a Finep, a Associação dos Bancos de Desenvolvimento (ABDE) e o próprio BNDE. O início dos trabalhos se deu com o credenciamento de entidades parceiras nos estados, como o Ibacesc (SC), o Cedin (BA), o Ideg (RJ), o Ideies (ES), o CDNL (RJ) e o CEAG (MG).

Dois anos depois, em 1974, o Cebrae já contava com 230 colaboradores, dos quais apenas sete no núcleo central, e estava presente em 19 estados. Em 1977, a instituição atuava com programas específicos para as pequenas e médias empresas. Em 1979, havia formado 1 mil e 200 consultores especializados em micro, pequenas e médias empresas. No final dos anos 70, programas como Promicro, Pronagro e Propec levaram aos empresários o atendimento de que necessitavam nas áreas de tecnologia, crédito e mercado. A partir de 1982, o Cebrae passou a ter também uma atuação política. Nessa época, surgem as associações de empresários com força junto ao governo e as micro e pequenas empresas passam a reivindicar mais atenção governamental. O Cebrae serve como canal entre as empresas e os demais órgãos públicos no encaminhamento das questões ligadas ao setor. É também deste ano que ocorre a criação dos programas de desenvolvimento regional. Investiu-se muito em pesquisa para elaboração de diagnósticos setoriais que fundamentassem a ação nos estados.

Nos governos Sarney e Collor (1985-1990), o Cebrae enfrentou uma série de crises que o enfraqueceu como instituição. Neste período, sua vinculação passou do Ministério do Planejamento para o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC). Com grande instabilidade orçamentária, muitos técnicos deixaram a instituição. Em 1990, foram demitidos 110 profissionais, o que correspondia a 40% do seu pessoal.

FORTALECIMENTO

Em 9 de outubro de 1990, o Cebrae foi transformado em Sebrae pelo decreto nº 99.570, que complementa a Lei nº 8029, de 12 de abril. A entidade desvinculou-se da administração pública e transformou-se em uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, mantida por repasses das maiores empresas do país, proporcionais ao valor de suas folhas de pagamento. De lá para cá, o Sebrae ampliou sua estrutura de atendimento para todos os estados do país, capacitou inúmeras pessoas e ajudou na criação e desenvolvimento de milhares de micro e pequenos negócios por todo o país.

Fonte – Site do Sebrae

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